terça-feira, 17 de novembro de 2009

Lagarta do Pinheiro

A lagarta do pinheiro é um insecto que ataca esta arvore,o Pinheiro,enfraquecendo o pinheiro.
Tem igualmente um efeito nocivo não só nos humanos, causando-lhes irritações na pele, nos olhos e no aparelho respiratório, mas também nos cães, quando movidos pela curiosidade aproximam o focinho e abocanham as lagartas
O efeito tóxico produz-lhes de imediato um grande inchaço e dificuldade respiratória. O cão com estes sintomas deve ser levado de imediato ao veterinário, pois uma demora de algumas horas pode causar-lhe danos irreversíveis que se repercutem no apodrecimento do tecido que constitui a língua, obrigando ao corte das zonas infectadas. Em casos mais graves não é invulgar o corte total da língua
Dado existir uma grande falta de informação sobre esta matéria, a maior parte das pessoas, em determinadas alturas do ano e exactamente nas estações mais agradáveis, passeiam os seus cães em pinhais, nunca supondo que correm um enorme perigo.
Nos últimos anos, as pragas têm-se desenvolvido devido a alterações climáticas, pelo mau ordenamento florestal no nosso país e, principalmente, pela falta de predadores.
Entre os principais predadores destas lagartas, estão 4 das nossas espécies de chapins: Chapim-real (Parus major), Chapim-azul (Parus cearuleus), Chapim-de-poupa (Parus cristatus) e Chapim-carvoeiro (Parus ater).
Cada vez estas espécies têm menos habitat de nidificação, devido ao maneio da floresta e espaços florestados. É que estes animais necessitam de cavidades de árvores para nidificar, e com a politica de abate de árvores velhas e substituição de árvores novas, sobretudo em espaços urbanos ou de produção, o "nicho" destas espécies vai á vida, embora exista quantidade de alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário