terça-feira, 17 de novembro de 2009

Lagartas de coqueiro

Quem ainda não reparou nas palmeiras ornamentais das ruas e jardins das várias cidades do país? Lindas, quando estão com suas folhas inteiras. Entretanto, a maioria delas anda completamente comida. No talo mesmo...
O responsável, ou melhor, a responsável por toda esta devastação é uma lagarta, conhecida por lagarta da palmeira. Seu nome genérico é Brassolis podendo pertencer a duas espécies: Brassolis sophorae ou Brassolis astyra.
A borboleta da lagarta do coqueiro deposita seus ovos, em grande quantidade, nas folhas das palmeiras. Após alguns dias eclodem pequenas lagartas que logo começam a devorar as folhas da planta, deixando apenas as nervuras centrais, como se fossem palitos de dentes compridos.
Só notamos a presença das lagartas quando as folhas das pobres palmeiras estão todas comidas. Isso porque os insetos só comem durante a noite. No período do dia elas se escondem todas juntinhas dentro de folhas enroladas, que elas mesmas enrolam com seda. As pessoas chamam isso de ninho, que na verdade é um hábito, chamado gregário entre essas lagartas.
Para controlar a tal praga deve-se procurar as folhas enroladas das palmeiras, cortá-las fora e queimá-las, antes que se transformem em novas borboletas e saiam por aí devorando as pobres árvores.



35 comentários:

  1. bom eu peguei esse tipo de largata elaa faiz algum tipo de mal eu seii que ela não queima mais eu queria sabe se ela passa alguma doença e elas fica entorno de cantoo tempo no casulo

    ResponderExcluir
  2. Quilópode ou Diplópode?

    ResponderExcluir
  3. Em que condições ela é venenosa.Se não é urticária, pode ser por ingestão?

    ResponderExcluir
  4. matam todas as lagartas e depos reclamam q não ha borboletas

    ResponderExcluir
  5. Essa lagarta não causa urticária, nem é venenosa.
    Não há necessidade de matá-las, elas devem ser preservadas, pois na forma adulta (borboletas) são agentes polinizadores.
    Não seja idiota, amiga blogueira, tua postagem foi péssima... Nos dias atuais devemos lutar pela preservação de todas as espécies e vc mandando matar lagartas. Lamentável tua ignorância!

    Bióloga e professora Daniela Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. owww biologa Daniela Oliveira vc vem aqui na minha casa e ve o estado dos meus coqueiros ai vc vai dizer pra preservar e não matar lagartas ,,,vai pro inferno meu bem, vai pedir pra essas multinacionais do papel parar de poluir os rios....... ai sim vc estará fazendo algo interessante. Cada uma !

      Excluir
  6. Grande Bióloga idiota, gostaria que tivesse coqueiro no seu quintal pra vc vê o estrago que essas lagartas fazem...muda de profissão sua anta!

    ResponderExcluir
  7. Em resposta:No meu local de trabalho existem muitos coqueiros jerivá que são atacados pela referida lagarta. O estrago nem é tão grande assim e em pouco tempo os coqueiros estão regenerados. Agora, se matarmos lagartas e suas borboletas, o número de polinizações será reduzido, diminuindo a produção de frutos. As plantas se reproduzem com a troca de pólen através do vento ou animais polinizadores (abelhas, borboletas, morcegos,etc), se não houver polinização não teremos frutos nem sementes para gerar novas plantas.
    Que triste seria um mundo sem frutos, né! Imagine na agricultura! Não teriamos arroz, soja, trigo... Quando preservamos uma espécie que parece tão inutil estamos preservando a nossa sobrevivência no planeta.
    Ps.: Não mudo de profissão, ser biólogo é mais que uma profissão é uma opção de vida. E eu a escolhi para de alguma forma contribuir para melhorar nosso planeta e conscientizar as pessoas sobre a importância e conservação de todas as espécies. Se DEUS as criou, ele sabia o que estava fazendo!!!

    Bióloga Daniela Oliveira

    ResponderExcluir
  8. Aproveito, amiga blogueira, para retratar-me e desculpar-me pela postagem meio grosseira que fiz. Desculpe-me! É que quando amamos muito uma coisa e a defendemos dá uma baita raiva ver alguém mandando matá-las... Mas espero que de alguma forma você reflita e mude seu pensamento.
    A maioria das pessoas por não conhecer os animais, acaba sempre achando que são nocivos e precisam ser exterminados, mas não é bem assim.
    Teu blog é bastante interessante e eu te desejo muito sucesso em 2011! Um abraço!
    Daniela Oliveira

    ResponderExcluir
  9. Na verdade éu gostaria de saber se essa queima?

    ResponderExcluir
  10. Olá, será que a bióloga Daniela está a postos? :)Tenho um jerivá no quintal e meu filhote de labrador comeu uma borboleta brassolis ontem. Coincidência ou não, hoje ele não quis comer e está muito quieto , o que não é normal. Já ouvi falar que brassolis são venenosas. É verdade? Obrigada, Cristine

    ResponderExcluir
  11. tem umonte de largar desa no meu bloco o que eu
    faso

    ResponderExcluir
  12. Prezadas,
    Li o post inicial e os comentários da bióloga Daniela. Concordo com ambas e gostaria de saber como controlar essas lagartas. Ambas têm razão: devemos preservar as lagartas, como afirma a bióloga Daniela, mas elas acabam com o coqueiro, como afirma a nossa blogueira. Na realidade elas se proliferam dessa forma porque seus inimigos naturais diminuiram. Achei no site da Embrapa uma estratégia para controle natural, para a qual peço orientação da bióloga: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Coco/ACulturadoCoqueiro/pragas.htm
    Eles dizem para pulverizar somente a copa dos coqueiros infestados com lagartas, utilizando-se formulação comercial de Bacillus thuringiensis ou suspensão de esporos do fungo Beauveria spp.
    Onde encontro isso?
    Claudio.

    ResponderExcluir
  13. tenho muito medo de todos as especies de lagartas ,nao importa o tamanho! gostaria de saber como faço pra conviver com isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem tenho muito medo !se descobrir como fazer pra acabar com o medo me aviza viu!

      Excluir
  14. eu li todos os comentarios da biologa Daniela tambem achei bem legal , eu tbm tenho coqueiro em casa e ia queimar as lagartas mas dai eu li os comentarios e mudei de pensamento . uma lagarta fez casulo no meu vaso e eu acompanhei todo o desenvolvimento dela he tao lindo !!!
    me arrependi do ano passado de ter matado as outras :( mas agora eu sei o q devo e o q nao devo fazer com as lagartas
    obrigada !!
    luiza calil 12 anos S2

    ResponderExcluir
  15. concordo com vc luiza,eu adotei uma lagarta: Brassolis sophorae que é essa do coqueiro,ela pode ser considerada uma praga, mas antes de mata-la pense duas vezes antes,

    ResponderExcluir
  16. O problema é que elas invadem minha casa a casa dos vizinhos gostaria de prevenir e nao combater!!!

    ResponderExcluir
  17. então o que elas fazem na sua casa? comer a casa não,

    ResponderExcluir
  18. parem de brigar, a solução e vc comer as lagartas cozinhadas, possuem bastante calcio e vitamina E, ja comi varias vezes no acampamento.

    ResponderExcluir
  19. é verdade são bastante nutritivas e gostosas tem gosto de tuti fruti

    ResponderExcluir
  20. Todos os seres vivos precisam se alimentar,se temos que matar as lagartas porque comem os coqueiros,e é uma praga, o que fazer com os seres humanos que comem de tudo,e também é uma praga para o planeta,pois destrói não só arvores mas florestas inteiras,rios,mares,animais,etc...teríamos que queima-los??pulveriza-los??mata-los???Aff!!

    ResponderExcluir
  21. Eu jogo Baygon, é um jeito rapido e fácil de matar!

    ResponderExcluir
  22. Concordo com muitos comentários, o problema e a infestação da largata.
    Na minha casa, por onde ando tem uma passeando e fora que deixam o meu coqueiro sem folha.
    Não gosto de matar nenhum bicho, em exceção dos peçonhentos, esses eu não deixo passeando por aí.
    Como já disseram acima, acho que os predadores naturais da mesma já foram pulverizados. Rsrsrsrsr
    Muitos dizem que todos os seres vivos insetos ou não tem um objetivo na natureza, então galera não matam os Aedes aegypti, baratas, ratos, escorpiões e largatas que queimam (sei que a de coqueiro não queimam, mas infestam todos os lugares que tem coqueiros), entre outros bichos.
    Se a largata fosse uma ou outra não teria problemas, mas vejo dezenas na minha casa, até hoje não cheguei a mata-las, apenas recolho e jogo em um mato fora da minha casa, não sei se o alimento seria o que ela come, mas pelo menos não ficam fazendo meu quintal de passarela. rsrsrsr

    ResponderExcluir
  23. Estou criando uma brassolis, mas ainda esta no casulo. Queria saber quanto tempo ela demora pra sair do casulo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou zelador num condomínio na zona Leste de São Paulo. Sempre que encontro essas meninas, procuro protegê-las, mesmo porque, o pessoal pisa em cima e fica uma "cáca" aí dá mais trabalho para limpar kkkkkkkkkkkkkk, mas de qualquer forma, perdi o receio de tocá-las; Aprendi com um colega de serviço sendo que antes, pensava que queimava, semelhantemente a alguns tipos de taturanas.
      Bom, acho que todas as criações de Deus tem uma razão de existirem. Muito interessante o comentário da bióloga quanto a polinização. Aproveito para enviar um forte abraço a todos. Att.

      Excluir
    2. Ela transformou em borboleta levando aproximadamente 15 a 20 dias, dentro do recipiente da batedeira. Retirei a borboleta pegando com cuidado em suas asas e, ela soltou um líquido amarelo. Não sei se a "bichinha" morreu. Aqui está infestado dessas lagartas. Fotografei e gravei videos. As toquei e andaram em minha mão, não sofri nenhum efeito colateral. Elas já fizeram prossissões e nesta época, estão se transformando em crisálidas.Algumas crianças e adultos no condomínio, tem pavor delas. Abrçs

      Excluir
    3. essas pragas enfestarao o pe de casa chega fas um chiado alto de tanta lagarta eu preciso de uma soluçao rapida e eficas

      Excluir
  24. tenho 10 anos e crio 27 lagartas em meu aquario e nunca aconteceu nada

    ResponderExcluir
  25. Odeio qualquet tipo de lagarta morro de medo por mim mataria toda so nao faço isso pq tenho muito medo.

    ResponderExcluir
  26. O ser humano pode ser uma praga, isto sim. Muitquerem os matar tudo que vêem pela frente! Amo a natureza, as borboletas, e as preservo. Meus coqueiros se recuperam rapidamente e meu jardim tem muitas lindas borboletas. Proteja as borboletas você também!

    ResponderExcluir
  27. Tenho apenas um coqueiro em casa e o estrago feito nas folhas é muito pequeno, além do fato que vc pode cortar essa folha depois que nascerão outras milhares!
    No caso de vc ter uma plantação, acredito que possa ser pensado uma forma de controle, mas no caso da planta domiciliar, não vejo outra explicação (além da ignorância) para se matar as lagartas. Salvo quem tem fobia mesmo.
    Estou acompanhando agora o nascimento das borboletas advindas das minhas "pragas" do coqueiro.
    Garanto que vale mais que muita coisa nessa vida ver a natureza se renovando assim na sua frente.
    Se pudesse postar as fotos aqui seria um prazer.
    Boa noite à todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observação importante: sobre a ignorância me dirijo diretamente à pessoa que escreveu essa matéria, que encontrei justamente procurando informações sobre a Brassolis sp.
      Se você ignora um assunto não escreva sobre. Poupe outros ignorantes da sua cabeça oca ;)

      Excluir
  28. Daí uma mera admiradora de lepidópteros procura conhecer melhor as Brassolis e só encontra posts ignorantes que tratam suas larvas como pragas. Sim, tenho coqueiros em casa, estão com folhas devoradas, mas e daí? O coqueiro só tá sem folhas e folhas crescem de novo e de novo. Já as lagartinhas, se morrem não ressuscitam! E se vc acha que elas não tem predadores, engana-se: o ser humano é um e o pior! Já vi pássaros abatendo essas lagartas para se alimentar, já vi crisálidas rodeadas por teias de aranhas só esperando as coitadas chegarem ao ponto de virarem sua refeição. Ah, as borboletas soltam um líquido quando se sentem ameaçadas. Não sou especialista, não tenho ideia dos efeitos desse líquido. Observo-as com cautela para assim entender um pouco de seus hábitos. Quem gosta de verdade de borboletas, também gosta das lagartas, das crisálidas e das mariposas!

    ResponderExcluir
  29. Tenho em meu quintal uns 12 coqueiros grandes...tem ano que fica infestado, mas tem ano que não...as mariposas são lindas e gigantes....sei que é foda para as mulheres, este ano a carga de lagarta foi recorde, nunca vi tanta lagarta em uma unica folha, que chegou a cair com o peso, meus coqueiros são enormes, nem tem como retirar as folhas infestadas pela altura, então é conviver e ter paciência, uma vez me disseram que colocando sal grosso aqueles que colocam em ração de gado no pé do coqueiro resolve um pouco, mas fiquei com medo de matar meu coqueiros....será que o sal resolve mesmo??

    ResponderExcluir