sábado, 14 de novembro de 2009

Osgas

A osga é um animal complexo e tambem é aproximado das lagartixas, comem mosquitos que andam no ar com a sua lingua comprida e peganhenta ,morde e deixa veneno pode cegar se for para os olhos da presa ou até do seres humanos. Os seus rivais são lagartixas e lagartos , por vezes podem gerar zaragata e tambem muitos morrem.  A sua pele é rugosa e perigosa , elas andam em tijolos velhos, lugares humidos ou quente depende da especie . Os ovos das osgas são rosa mas a maior parte são brancos mas tambem é depende da especie.


As osgas vivem em todaa peninsula iberica,cá em portugal estao em grande parte de portugal continental.
Gostam de viver em zonas rochosas ou pedregosas.
Hibernam entre Novembro e Fevereiro.
Normalmente elas acasalam duas vezes por ano.

19 comentários:

  1. Boa noite. 1º gostaria de dizer que a foto de osga usada é minha, e foi colocada neste blog sem a minha autorização.. Até não me importava com isso, não fosse o facto da informação disponibilizada sobre as osgas ser falsa! Não existe uma única espécie de osga venenosa em todo o mundo!! Sou estudante de biologia e conheço muito bem estes animais (é o meu 2º animal favorito)! Ainda há poucos dias capturei e libertei algumas osgas. Elas não têm qualquer tipo de veneno (e em alguns países até há pessoas que comem osgas). E elas capturam as presas com a boca, e não com a língua (e já as vi muitas vezes a capturar presas). Isso das osgas serem venenosas é um mito! Quando as capturo e elas abrem a boca, por vezes até coloco um dedo na boca delas para que me mordam, para mostrar às pessoas que elas são inofensivas. E são animais muito úteis, pois comem insectos. Já agora: também não existem lagartixas venenosas! Apenas existem 2 espécies de lagartos venenosos em todo o mundo: uma espécie no sul dos EUA e outra no México. Espero que as informações deste blog sejam corrigidas.

    Cumprimentos,

    Marco Caetano

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber onde é que foi recolher a informação sobre as osgas, eu tenho osgas comuns no muro do jardim, já apanhe varias e nunca me morderão nem me envenenarão, eu costumo dizer ás pessoas que as osgas são tão perigosas como um peixe de aquário, como todos os reptei não confundir com batráquios, repito como todos o0s repteis tem a pele seca e coberta de escamas que nunca pode ter veneno e na boca nem tem dentes capazes de ferir a pele humana quanto mais inocular veneno.
    Por isso não falem do que não sabem pois por causa de um artigo como o que publicou pode ser responsável pela morte de dezenas de pequenos amimais simpáticos que comem os incómodos e esses sim perigosos mosquitos.

    ResponderExcluir
  3. osga morder cova a fazer,ok

    ResponderExcluir
  4. É verdade...eu também estou farta de dizer as pessoas que as osgas NÃO SÃO VENENOSAS e que não deviam matar porque são bastaste uteis para eliminar bichos desagradaveis, como os mosquitos. Acho a osga super fofinha e considero o segundo lagarto mais querido, sendo o camaleão o primeiro! Tenho como lema de vida, tentar não matar nenhum ser vivo porque todos têm o mesmo direito de viver...assim como as pessoas. Não seria correcto eu chegar ao pé de uma pessoa e por nao gostar da aparênia dela, matar~la, pois não?? Não façam isso aos bichinhos, tentam colocar um copo por cima dele e um papel por baixo e colocar na rua. O mundo não é só dos humanos...temos que saber compartilhar com outros seres vivos e respeitar o espaço de cada um deles!!

    ResponderExcluir
  5. A osga por acaso deu-te autorização para a fotografares hein?

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho duas osgas grandes no armazem e procurava saber se são venenosas para matar ou ignorava.
    Se so me orientasse pela informação que me apareceu em primeiro plano (esta) e que aparentava ser fiddigna ja tinha morto os animais e contribuido para a sua extinção, é algo muito mais grave e serio do que possa imaginar.
    Por favor retire a informaçao, caso contrario sera contactado em breve devido a um processo aberto nao a seu favor.
    Cumprimentos , Dr. Pedro Ruivo

    ResponderExcluir
  7. odeio quando-me aperece uma osga nos sitios humidos da minha casa ,mas se vosses dissem que nao tem perigo acho que vou acreditar........

    ResponderExcluir
  8. Publicação estupida e sem fundamento nenhum !! So demostra grande ignorancia da sua parte.
    Retire a publicção o mais pronto possivel

    Cumps.

    ResponderExcluir
  9. o meu humildezinho comentário sobre a temática da osga. Acabei de correr com uma osga do meu apartamento. Fi-lo porque achei que era um animal demasiado inteligente para coabitar no mesmo espaço que eu. Da primeira vez que a tentei enxotar, reconheceu-me, segui-me com a cabeça e espetou a cauda. Sabia que eu me dirigia a ela. Fugiu para o sofá-cama onde esteve umas boas 2 semanas até hoje que finalmente a convenci a ir para a janela. Só agora é que vim à net saber o que era. Se uma osga, uma salamandra, ou outra qualquer espécie de lagarto. Era uma osga. E eu já tinha ouvido muitas vezes dizer que são venenosas. Mas mesmo assim a minha reação foi de admiração por aquela criatura complexa e de preservar a sua existência. boa noite

    ResponderExcluir
  10. As Osgas so sao beneficas e nao sao venenosas. Parem de as matar sem qualquer fundamento. Mais informacao aqui - http://bloggar.digfish.org/2005/06/amiga-osga.html#842056549158949895

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho muitas osgas no meu jardim e no meu barraco da ferramenta ( do jardim ) elas são muito timidas e eu gosto muito delas... algumas são mesmo gordas.... vivem prosperamante e não incomodam ninguem... ... as vezes são mortas pelo gato mas certeza que não são venenosas! elas ate são engraçadas vistas de frente parecem acenar um sorriso !!
    viva as osgas que comem melgas !!!!

    francesco!

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma no quarto como me livro dela sem a matar, porque também não sou capaz de a matar

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, tenho uma casa de campo que é muito frequente a visita das osgas e são muitas, mas eu gostaria o que usar para deixar de ver estes bichos aqui, será que existe alguma coisa que as afugente!
    Obrigado, sei que alguem me vai dar uma dica.
    c cumprimentos,
    Sérgio

    ResponderExcluir
  14. Vitima de preconceitos e ignorância, este inofensivo e extremamente útil sáurio tem sido dizimado às carradas, ainda hoje, infelizmente. Em certas zonas sobretudo em Africa prestam inestimáveis benefícios ao homem, tornando o ambiente habitável sem necessidade de recorrer a químicos, esses sim altamente venenosos para a saúde no combate a pragas de mosquitos, melgas, etc.

    ResponderExcluir
  15. o meu gato não tem problemas com o veneno das osgas,
    O mesmo decidiu que toada aquela que entrar no seu território (e que não é pequeno) vai servir para uma bela refeição. Agora a minha duvida è: sou pro-osga ou pro-gato. Não sei mais vale deixar a natureza seguir o seu curso e até pode que um dia o "veneno" da osga mate o gato.
    boa tarde.
    Um amigo beirão.

    ResponderExcluir
  16. AS NOSSAS OSGAS SÃO VENDIDAS NOS EUA POR 60 DOLARES, CHAMAM-LHES "GECKO CROCODILE" PORQUE PARECE UM CROCODILO EM MINIATURA E SÃO EXCELENTES ANIMAIS DE EXTIMAÇÃO...
    PORTUGUÊS É UM POVO ESTUPIDO QUE NEM SE APERCEBE DAS COISAS BOAS QUE TEM... A OSGA EXISTENTE EM PORTUGAL, SÓ EXISTE NO SUL DE ESPANHA E MARROCOS, NO RESTO DO MUNDO É VENDIDA COMO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO PARA TER NUM TERRÁRIO AQUECIDO, NA SUÉCIA VENDEM-NA COM O NOME DE TARENTULA MAURITÂNICA, NOS EUA COM O NOME DE "GECKO CROCODILE" E SÃO CARÍSSIMAS, NO ENTANTO O INTELIGENTE POVO PORTUGUÊS EXTERMINA-AS!!! DÁ QUE PENSAR...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje perdeu-se uma cá por casa (deixei a janela aberta) Ao tentar libertá-la, cortei-lhe o rabo
      com os fios da vassoura,o que muito me entristece. Tao sensíveis! Eu procuro viver em harmonia com todo o meio-ambiente.

      Excluir
  17. Tenho uma osguinha dentro da minha casa, desde ontem!
    Deixei a porta da varanda aberta durante a noite, na esperança de que fosse à sua vida... porém, fez-me companhia ao pq almoço, esta manhã.
    Simpatizo com o bichinho e tem licença para circular à vontade por aqui...

    ResponderExcluir
  18. Bom dia as osgas sao animais que fazem parte da vida dos algarvios sao animais que ajudam a exterminar melgas,mosquitos,moscas,baratas etc. Pf: Antes de as matar tentem perceber que sao fundamentais para a mae natureza.

    ResponderExcluir