quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Sobre sapos e rãns

As rãns vivem em nenufares em lagos e os sapos tambem . Sabem a diferença entre uma sapo e uma rãn ??? Os sapos são maiores mais verdes têm a lingua maior e são venenozos enqunto as rãns são mais pequenas verdes claras saltam mais e têm a lingua mais pequena e comem menos.

As rãns são quse ameaçadas e os sapos são pouco preocupante. Os ovos de rãns sao castanhos e redondos.

5 comentários:

  1. Olá. Gostaria de fazer algumas correcções. As rãs (e não "rãns") e os sapos não vivem em nenúfares em lagos. As rãs, por vezes podem estar em nenúfares, mas também depende da espécie. os sapos costumam ser mais terrestres e as rãs mais aquáticas.. Há alguns que têm características tanto de rãs como de sapos, mas normalmente as rãs são mais aquáticas, têm a pele mais lisa (e os sapos mais rugosa e seca) e os sapos têm as patas mais curtas. E normalmente são as rãs que costumam ser mais verdes, mas isso também varia muito. Isso de comer mais ou menos também varia muito.

    A cor dos ovos também varia.

    E também não se pode dizer que as rãs são quase ameaçadas e os sapos pouco preocupante. Isso são estatutos que se aplicam a cada espécie.

    Se quiseres posso ajudar-te a escrever textos sobre vários anfíbios e répteis. São os meus animais favoritos, e são os que conheço melhor. Não queres escrever sobre cobras?

    Vê as minhas fotos em: http://www.flickr.com/photos/marcocaetano

    Cumprimentos,

    Marco Caetano

    ResponderExcluir
  2. Ah, e tanto os sapos como as rãs têm substâncias tóxicas ("veneno"), mas nas espécies de Portugal essas substâncias são muito fracas e não são perigosas para nós, por isso podemos mexer neles sem problemas.

    ResponderExcluir
  3. eko que nojo na minha casa ja apareceu umas

    ResponderExcluir
  4. Sapo, rãn, perereca,gia de tudo que é nome tamanho, cor e com muito son distintos... isso tudo de vários tipos. No estados do Goiás tem muito principalmente sapo "uns grandes e pesadões amarelados..." mas te outro também...
    É isso aí, cada um ve como quer ou pode.

    sin-df

    ResponderExcluir
  5. meu aqui em casa ta aparecendo varias rans nao sei de onde vem tantas acho nogento estar dentro de casa ai vc se depara com elas

    ResponderExcluir